A perda auditiva é um assunto muito sério tendo em vista que esse sentido é importantíssimo para a interação com o meio à nossa volta. Ainda assim, há quem cometa algumas negligências
ou simplesmente descuide da audição.
Estar atento à saúde dos órgãos que nos permitem escutar com clareza é uma atitude inteligente. Afinal, é justamente o sistema auditivo que nos traz prazeres como ouvir uma boa música, escutar o canto dos pássaros ou simplesmente as palavras carinhosas ‘daquela’ pessoa especial.
Além disso, é claro, os sons servem como orientação. Seja no trânsito ou em qualquer local público, conseguimos perceber sinais sonoros importantes e até mesmo perigos seaproximando.
Outra função fundamental da audição é a aprendizagem. Um estudante que não consegue escutar bem o que seu professor está dizendo, certamente terá dificuldades em assimilar aquele conteúdo.
Essas são apenas algumas das razões pelas quais devemos tomar muito cuidado com nossos ouvidos e seu desempenho. Para tanto, hoje teremos algumas dicas de como cuidar da audição e evitar a perda auditiva. Veja a seguir.
Dica 1: Monitore e controle a sua exposição a ruídos muito altos
A perda auditiva induzida por ruído é uma das causas mais comuns para desencadear uma deficiência auditiva mais grave. Diante disso, ter cuidado e controlar a exposição excessiva a ruídos altos faz-se primordial.
Veja algumas dicas de como fazer isso:
• Evite manter-se por muito tempo em locais barulhentos, sejam eles fechados os a céu aberto;
• Trabalhadores expostos a ruídos altos ou constantes devem utilizar protetor auricular;
• Eduque sua audição para ouvir música ou assistir televisão com o volume mais baixo;
• Motociclistas devem evitar trafegar por muito tempo seguido especialmente os que possuem motos com altas cilindradas, que são mais ruidosas;
• Cuidado para não ficar muito próximo de caixas de som em festas, shows e outros eventos.
Dica 2: Evite a utilização prolongada de fones de ouvido
Usar fones de ouvido é algo corriqueiro, em especial após a popularização dos smartphones. Contudo, utilizar esse acessório por muito tempo pode gerar zumbidos, irritabilidade, dores de cabeça e perda auditiva.
Isso acontece porque as vibrações sonoras dos fones possuem alta intensidade no interior do nosso aparelho auditivo. As células ciliadas, que são as responsáveis pela captação dos sons, ficam sobrecarregadas. Pouco a pouco elas tendem a diminuir sua capacidade.
Então, fique atento e tome as seguintes precauções:
• Evite usar fones de ouvido por mais de 1 hora seguida, faça intervalos;
• Não ultrapasse 60 decibéis de volume;
• Prefira fones de ouvido estilo concha, que distribuem melhor o som e reduzem a proximidade com as estruturas internas do sistema auditivo.
Dica 3: Faça a higiene do ouvido corretamente
Embora seja um hábito saudável manter a própria higiene, inclusive das orelhas, precisamos moderar o uso de hastes flexíveis. A cera que é produzida pelas glândulas no interior do ouvido protege o aparelho auditivo e serve para evitar a entrada de água ou corpos estranhos.
Outro cuidado é referente às lesões que as hastes podem ocasionar. Elas chegam a levar a quadros de infecção, perfurações do tímpano e dos canais auditivos, além da perda auditiva.
A melhor maneira de realizar a higiene corretamente é fazer a limpeza somente da parte externa, sem introduzir objetos no ouvido. Se for necessário, visite um otorrinolaringologista para que ele retire o excesso de cera regularmente.
Ah! Também tome cuidado com a limpeza do nariz. Assoar com muita força ou várias vezes ao dia pode ocasionar pressões perigosas nos ouvidos.
Dica 4: Descanse a audição sempre que possível
Ter uma postura preventiva quanto à audição também exige momentos de descanso. Sempre que possível, minimize o tempo de contato com sons altos. Use um protetor auricular ou
permaneça em um lugar silencioso.
Para se ter uma ideia, a recomendação é de que cada 4 horas de barulho intenso demandam de 12 horas de silêncio para plena recuperação. Caso contrário, os zunidos podem se tornar permanentes e o quadro pode evoluir para uma perda auditiva.
Dica 5: Visite profissionais da área com regularidade
Os dois profissionais que cuidam da saúde dos nossos ouvidos e da audição são o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo. Ao menos uma visita anual é essencial para verificar se está tudo em ordem. Não podemos deixar somente para quando a dificuldade já se agravou muito.
Para aqueles que já possuem alguma perda auditiva ou que têm histórico familiar de patologias desse gênero, algumas terapias são indicadas. Entre elas a SENA, que é oferecida pelo Maximus Centro Auditivo.
E então, ficou claro para você a importância de tomar cuidado com a própria capacidade de ouvir e ouvir bem? Coloque essas dicas em prática, seus ouvidos agradecem!