1 – O ouvido não ouve som algum, quem ‘ouve’ é o cérebro. O ouvido como vimos, tem a função de captar as ondas sonoras e transmiti-las ao cérebro. Quem as decodifica e interpreta como determinado som é o cérebro.
2 – O ouvido humano detecta sons de 20 a 20.000 Hertz, isto é, desde um ruído mínimo como o incômodo barulhinho que o pernilongo faz de madrugada, até o barulho de um avião a jato. (O nível sonoro é a grandeza em decibéis – dB – que permite saber se o som é forte ou fraco).
3 – O Brasil é um dos maiores campeões mundiais na frequência de perda auditiva por conta de ruído.
4 – Aliás, vale lembrar que o sistema auditivo é extremamente sensível. O som alto, explosões e o uso constante de fones de ouvido, por exemplo, podem causar a perda irreversível da audição.
5 – Usar cotonete para limpar a parte interna do canal auditivo pode ser extremamente prejudicial. Primeiro porque pode causar lesões e infecções, e segundo, você estará retirando a única proteção natural que o seu ouvido possui, a cera.
6 – Beijos estalados nas orelhas, ou aquela brincadeira de dar um tapa nas orelhas com as duas mãos representam uma pressão tão forte, que são capazes de romper o tímpano e causar uma perda significativa da audição.
7 – O zumbido que sentimos no ouvido pode ser sinal de um problema de saúde, não apenas do ouvido, como de qualquer outra parte do corpo.