A relação da saúde auditiva com o sono é uma função muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, bom funcionamento da memória e do aprendizado, relaxamento e descanso da musculatura, além de proporcionar um melhor desempenho físico e mental.
Porém, uma noite bem dormida pode não acontecer se algo estiver errado com a sua saúde auditiva, principalmente com problemas relacionados ao ronco e à apneia do sono.
Ronco e Apneia do Sono
O ronco passou a ser considerado um problema de saúde, visto que quem ronca procura diversos tipos de tratamento para o incômodo.
Um estudo publicado no Archives of Otolaryngology – Head & Neck Surgery estabeleceu uma relação da saúde auditiva com o sono, a apneia e a perda repentina da audição. A apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma obstrução da passagem do ar, ou seja, há pausas na respiração durante o sono. Ela atinge um em cada cinco adultos e é frequentemente associada ao ronco.
Alguns sintomas são: sonolência excessiva, perda de memória, falta de atenção, diminuição da concentração, baixa produtividade, diminuição da libido, impotência, cefaleia, cansaço ao acordar, agressividade, irritabilidade, ansiedade, depressão e amnésia retrógrada. Além de: roncos, apneias, engasgos durante a noite, sufocação noturna, agitação e insônia.
A apneia do sono é fácil de ser tratada após ser diagnosticada, embora não tenha cura. Por sua vez, a perda auditiva repentina pode ser irreversível. Por isso, esteja sempre atento à sua saúde e procure um médico se surgirem quaisquer sintomas.
A apneia obstrutiva do sono (SAOS) acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento.