É seguro compartilhar fones de ouvido?

by Maximus Centro Auditivo
0 comment
Compartilhar fones de ouvido

Em uma viagem de avião recente, olhei em volta e percebi que era o único passageiro que não tinha fones de ouvido próprios. Eu tive que pedir fones de ouvido ao comissário de bordo, já que todos tinham seus próprios. Comecei a me perguntar se é seguro compartilhar fones de ouvido, pois meus companheiros de viagem levavam seus próprios fones de ouvido para evitar o compartilhamento ou evitar o uso dos fones gratuitos das companhias aéreas. E se a maioria das pessoas possuem seus fones de ouvido próprios, o quão limpos eles estão e eles podem ser compartilhados com segurança?

Levar nossos fones de ouvido com a gente significa que nossos fones de ouvido estão expostos a muitas superfícies diferentes, aumentando a probabilidade de pegar bactérias de nossas mesas, balcões, até em nossas malas.

Não só os nossos fones entram em contato com superfícies contaminadas, como estudos demonstraram que apenas o uso de fones de ouvido aumenta em 11 vezes a quantidade de bactérias nos nossos ouvidos. Isso porque usar fones de ouvido pode prender a umidade e o calor dentro do canal auditivo, criando o ambiente perfeito para a disseminação de bactérias.

Bactérias são ruins, cera é boa

Para nossa sorte, nossos ouvidos têm uma proteção contra bactérias. É nossa cera de ouvido e muitas vezes é o que você vê nos seus fones de ouvido depois de usá-los. Todo ouvido tem cera. A cera é inofensiva e realmente útil. A cera ajuda a limpar, proteger e lubrificar nossos ouvidos. Sem ela, nossos canais auditivos ficariam secos e coçando.

A cera em nossos ouvidos também ajuda a manter a sujeira e detritos longe do nosso tímpano. As glândulas apócrinas na parte externa de nossos ouvidos produzem cera. Essas glândulas são semelhantes às glândulas que nos fazem suar. E como um aumento no estresse ou medo pode nos fazer suar mais, um aumento no estresse também pode fazer nossos ouvidos produzir mais cera!

Se os seus ouvidos produzirem muita cera, você pode usar um pano para limpar o canal auditivo externo. Se você sentir seus ouvidos tampados ou a cera estiver afetando sua audição, fale com o seu médico para a remoção. Os movimentos de mandíbula durante a fala e alimentação também ajudam a mover a cera nos ouvidos.

As chances de infecção são pequenas, mas ainda sim …!

Os relatórios divergem em relação à segurança do compartilhamento de fones de ouvido. A Business Insider testou 22 pares de fones intra-aurais no laboratório de microbiologia da Universidade de Columbia. A maioria das amostras produziu resultados que os pesquisadores esperavam, positivo para bactérias encontradas em nossa pele, como o estafilococo. Mas houve uma surpresa: duas das amostras apresentaram resultado positivo para levedura. Levedura é um tipo de fungo que pode causar infecção, você pode até contrair uma infecção por fungos em seus ouvidos.

Compartilhar fones de ouvido pode inserir novas bactérias em seus ouvidos, dobrando a flora microbiana em nossos ouvidos. E enquanto a maioria das bactérias é inofensiva, e as chances de algo ruim acontecer serem pequenas, o risco de desenvolver infecções no ouvido médio, fungos e “ouvido de nadador” aumenta quando você compartilha os fones de ouvido. Se houver um corte no canal auditivo, o compartilhamento também pode causar uma infecção de pele.

Traga seus próprios fones de ouvido 

Meu conselho seria evitar compartilhar seus fones de ouvido. Se você está em uma situação difícil e precisa compartilhar, é melhor desinfetar seus fones de ouvido primeiro com álcool ou um spray desinfetante. Use uma bola de algodão umedecida para limpar qualquer resíduo de cera visível e qualquer bactéria escondida lá que você possa não ver.

Você também pode querer investir em capas descartáveis ​​se tiver um amigo que sempre esquece os fones de ouvido, como eu.

You may also like

Leave a Comment