Distúrbio auditivo ou déficit de atenção?

by Maximus Centro Auditivo
0 comment
Distúrbio auditivo

Os sintomas são parecidos: dificuldade de concentração, esquecimento, desorganização,
problemas de relacionamento e baixo desempenho na escola.
As crianças que apresentam tais indícios podem caracterizar tanto o déficit de atenção e hiperatividade como também uma perda auditiva, que pode ser leve ou severa. Como estes sintomas são bastante comuns, o distúrbio auditivo pode ser facilmente confundido
com a falta de atenção da criança.

O problema chamado DPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central) é uma falha do sistema nervoso central no processamento do som, ou seja, há uma maior dificuldade da criança em compreender o significado da mensagem. Para falar sobre o tema, o Starkey
News convidou a fonoaudióloga Elaine Soares, Doutora em Pediatria pela Universidade
Estadual de Campinas (Unicamp), pós-doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana e Audiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Reabilitação Auditiva (Inbraud).
Acompanhe a entrevista:

O distúrbio auditivo pode ser confundido com déficit de atenção? Por quê?
Sim, muitas vezes a criança que não escuta bem pode parecer desatenta, uma vez que não responde prontamente quando é chamada ou até mesmo não compreende a explicação da professora em sala de aula.

Quais sintomas apresentados pela criança podem indicar um distúrbio auditivo ou déficit de atenção?

A criança com perda auditiva, dependendo do grau da perda, pode apresentar várias dificuldades. Nas perdas profundas, a criança não reage a nenhum estímulo auditivo,
não atende quando chamada e apresenta muita dificuldade de comunicação.
Já nas perdas menores, o prejuízo auditivo é menor. A criança até ouve alguns sons, mas perde outros e é isso que dificulta a compreensão das palavras. São as perdas auditivas menores que, normalmente, podem ser confundidas com os distúrbios de atenção, pois deixam a criança mais alheia do mundo, apesar de ainda ter respostas auditivas.

Como diferenciar um problema do outro?

A melhor maneira de diferenciar um problema do outro é através do exame auditivo. É muito difícil afirmar, sem uma avaliação auditiva detalhada, se a falta de atenção
observada pode ser um sintoma de perda auditiva.

Como e porque os pais e professores devem estar atentos a esses sintomas?

Sempre que a criança estiver demasiadamente desatenta ou com dificuldade para prender, os educadores e pais precisam procurar ajuda para investigar, se existe algo orgânico que possa justificar o comportamento. Não apenas as avaliações auditivas, mas também as avaliações visuais são cruciais neste processo de avaliação.

Como deverá ser aplicado o tratamento com essas crianças?

O tratamento será aplicado de acordo com o problema. Se o problema é perda auditiva, o primeiro passo é identificar se ela é temporária (causada por infecções de ouvido) ou permanente. As perdas temporárias, geralmente, possuem tratamento medicamentoso
ou cirúrgico e podem regredir. Já as perdas auditivas permanentes precisam ser tratadas com a seleção de aparelhos auditivos, que terão a função de restaurar os limiares auditivos. Nos casos de déficit de atenção, sem perda auditiva, o tratamento pode variar de psicoterapia até tratamento medicamentoso (dependendo da etiologia).

You may also like

Leave a Comment