Doenças auditivas comuns – Quais são e o que você deve saber!

by Maximus Centro Auditivo
0 comment
Doenças auditivas comuns – Quais são e o que você deve saber!

O ouvido humano é um órgão incrível. Responsável por um dos nossos sentidos mais importantes -a audição – consiste não apenas no que você vê do lado de fora de sua cabeça, mas também se estende para o interior, fazendo uma conexão com seu cérebro. Mas, como todas as partes do corpo humano, as orelhas são suscetíveis a lesões e doenças. Vamos identificar algumas das doenças auditivas mais comuns!

 

A ORELHA EXTERNA

Otite externa (ouvido de nadador)
A otite externa é uma infecção do canal auditivo, geralmente causada por bactérias. Os sintomas incluem coceira, dor e choque. O diagnóstico é baseado na inspeção. O tratamento é feito com medicamentos tópicos, incluindo antibióticos, corticoides e ácido acético ou uma combinação.

Dermatite Seborreica
A dermatite do canal auditivo envolve prurido e alterações da pele causadas pela exposição a alérgenos (como brincos ou produtos de beleza) ou são ocorrências espontâneas. Podem levar a infecções.

 

A ORELHA MÉDIA

Otite Média
A otite média é uma infecção bacteriana ou viral no ouvido médio, que normalmente acompanha uma infecção respiratória superior. Os sintomas incluem do de ouvido, muitas vezes com febre, náuseas, vômitos e/ou diarreia, especialmente nas pessoas mais jovens. O diagnóstico é baseado na otoscopia. O tratamento é feito com analgésicos e, às vezes, antibióticos. Pode ser diagnosticada como aguda ou crônica.

 

Colesteatoma
Colesteatoma é um tipo de cisto da pela localizado na orelha média. Ele pode ser de nascença, mas geralmente ocorre como uma complicação de infecção crônica na orelha. O cisto pode ficar maior e quebrar alguns dos ossículos da orelha média ou outras estruturas da orelha, afetando a audição, o equilíbrio e, possivelmente, a função dos músculos faciais. Geralmente requer cirurgia para remoção.

 

Otosclerose
A otosclerose é  um  crescimento ósseo anormal na orelha média e é a causa mais frequente de perda auditiva em adultos jovens. A sua causa é desconhecida, no entanto, há evidências de que pode ser hereditária. Os sintomas incluem perda auditiva, tontura e/ou zumbido. O tratamento pode necessitar de cirurgia.

 

A ORELHA INTERNA

Labirintite
A labirintite é uma infecção bacteriana conhecida por causar surdez e perda de equilíbrio. Pode ocorrer após uma infecção na orelha (otite média) ou uma infecção respiratória superior, e pode também ocorrer após uma alergia colesteatoma ou o uso de certos medicamentos que são perigosos para a orelha interna. Um exame físico completo e do sistema nervoso deve ser feito, pois um simples exame auditivo pode não revelar nenhum problema.

You may also like

Leave a Comment