Saiba quais são os recursos de acessibilidade oferecidos pelo Enem 2019

by Maximus Centro Auditivo
0 comentário
Enem 2019

Visando ser um exame democrático, o Exame Nacional do Ensino Médio Enem 2019 assegura recursos de acessibilidade para participantes que requeiram atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social desde que comprovem a necessidade. O candidato que necessitar de recursos de acessibilidade para fazer a prova deverá solicitá-lo durante a inscrição com exceção do nome social, que estará liberado no sistema entre 20 e 24 de maio.

Tipos de atendimentos assegurados pelo Enem 2019
Confira abaixo quais são as opções para cada tipo de atendimento:
Atendimento especializado
Autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdo cegueira, visão Monocular.
Atendimento específico
Gestante, idoso, lactante, estudante em classe hospitalar ou outra situação específica.
Auxílios de acessibilidade Enem 2019
Prova em braile, tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), videoprova em libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), guia-intérprete, ledor, transcritor, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e/ou mobiliário acessível.
Atendimento especializado para cegueira
O participante que solicitar atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e/ou visão monocular, cuja documentação que comprove a condição que motiva a solicitação seja aprovada pelo Inep, poderá utilizar material próprio: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio e ser acompanhado por cão guia. Os recursos serão vistoriados pelo aplicador.
Atendimento especializado para deficiência auditiva
O participante que solicitar atendimento especializado para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira cuja documentação que comprove a condição que motiva a solicitação seja aprovada pelo Inep, poderá utilizar aparelho auditivo e implante coclear.
Atendimento especializado para surdez
O participante que solicitar atendimento especializado para surdez ou deficiência auditiva e recurso de videoprova em libras terá o tempo adicional de até 120 (cento e vinte) minutos para cada dia de prova.
Fonte: E+B Educação | Géssica Santos

Talvez você se interesse por...

Escreva um comentário

× Como posso te ajudar?