Identificando a Dificuldade de Aprendizagem

by Maximus Centro Auditivo
0 comment

Conheça aqui o que é a dificuldade de aprendizagem, suas causas principais e possíveis tratamentos para estimular a capacidade cognitiva.

Dificuldade de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem é um transtorno que pode afetar a capacidade de concentração e de absorção de informações novas, muito comum entre as crianças na fase escolar, entretanto pode acontecer esse distúrbio por diferentes motivos como alterações neurológicas, biológicas, fisiológicas ou ainda decorrente de possíveis traumas que o indivíduo sofreu ou vem sofrendo no meio familiar.

Como identificar a dificuldade de aprendizagem

Os sintomas da dificuldade de aprendizagem pode ser facilmente percebido pelos professores e familiares, pois já se apresentam ainda na fase infantil, mas o diagnóstico exato só pode ser dado pela equipe de saúde.

Ao perceber que pode existir algum déficit que incapacite a pessoa de aprender, ela deverá passar por uma avaliação de um equipe multidisciplinar, ou seja um conjunto de profissionais de várias áreas dentro do segmento da saúde, para que se possa fechar um diagnóstico preciso, e descobrir qual motivo daquela dificuldade de aprendizagem, a partir daí pode-se iniciar o tratamento mais
adequado.

Principais Causas

1. Transtorno de Déficit de Atenção com hiperatividade – TDA/H:

O TDA/H é um transtorno muito associado à falta de concentração, o que pode dificultar bastante o aprendizado, visto que o individuo não consegue ficar muito tempo prestando atenção em alguma coisa (aulas, palestras, recados).

Afeta a região frontal do cérebro, parte essa que está associado ao aprendizado, tem como fator de risco principal outros casos na família, de parentes próximos, que sofram de TDA/H.

2. Dislexia:

A dislexia já se torna uma dificuldade em acompanhar a leitura, principalmente por não conseguir muitas vezes diferenciar algumas letras. Isso pode atrapalhar a escrita e a compreensão de alguns textos lidos pelo o indivíduo e até mesmo escrito por eles.

3. Disgrafia:

Disgrafia já está completamente associada à dificuldade da escrita, o que vai além de apenas erros ortográficos, deixa os textos pobres, sendo difícil de serem interpretados, visto que a pessoa que sofre desse transtorno pode omitir letras, frases, até mesmo inverter a ordem das mesmas.

4. Discalculia:

Discalculia acaba por afetar as pessoas em operações matemáticas, onde ela sofre dificuldades em organizar e resolver tudo que envolva cálculos e precise de fórmulas. Não apenas pode prejudicar na escola como em provas de disciplinas exatas, como no dia a dia, principalmente para um adulto que trabalhe com vendas.

5. Dislalia:

O distúrbio caracterizado como dislalia, dificulta ainda mais a comunicação do indivíduo que sofre desse problema, visto que o principal sintoma é incapacidade produzir alguns sons. Isso acontece por causa de uma má formação nos aparelhos fonadores, que são relacionados intrinsicamente com a fala do ser humano.

6. Disortografia:

A disortografia já pode ser classificado como uma forma mais grave da disgrafia, e geralmente pode estar associada com a dislexia. Acomete a escrita, onde não há apenas palavras ou letras trocadas, e sim conectivos e orações (verbos que dão sentido ao texto).

Possíveis tratamentos para dificuldade de aprendizagem

Esses transtornos e distúrbios que podem produzir como principal sintoma a dificuldade em aprendizado, podem seguir diversos tipos de tratamento, ou melhor contempla uma grande equipe de profissionais que deverão acompanhar a evolução dessa pessoa, onde normalmente são crianças.

Não é que esses problemas só acometam crianças, mas a maioria dos tratamentos são feitos com elas, pois facilmente se pode observar algum problema na aprendizagem ainda na fase infantil, justamente por causa da vida acadêmica dessa criança.

Os tratamentos devem englobar consultas com psicólogos, terapias em grupo, atividades extracurricular com a disciplina que a pessoa tenha mais dificuldade, em alguns casos podem ser necessários o uso de remédios para estimular o desenvolvimento das cognições e a capacidade de aprendizado.

O melhor tratamento

A maioria dos distúrbios necessitam de um fonoaudiólogo, para melhorar ainda mais a capacidade de aprendizagem inclua no tratamento do seu filho, ou o seu mesmo, caso já seja adulto um tratamento oferecido pela equipe do Maximus Centro Auditivo conhecido como SENA.

O Sistema de Estimulação NeuroAuditiva é um recurso que soma a tecnologia com os conhecimentos científicos da fonoaudiologia, que melhora e estimula a capacidade cognitiva, vem sendo muito utilizado por pessoas que tenham algum problema na aprendizagem.

You may also like

Leave a Comment