Por que meus ouvidos estão entupidos?

by Maximus Centro Auditivo
0 comentário
Por que meus ouvidos estão entupidos?-maximus-centro-auditivo

Por Starkey Hearing em 27 de janeiro de 2021

Se você já voou em um avião, provavelmente conhece a sensação dos ouvidos entupindo. É um pouco irritante, certo? Veja porque isso acontece.

A razão mais comum para os ouvidos parecerem tampados ou obstruídos é devido a algo chamado Disfunção da Trompa de Eustáquio. A trompa de Eustáquio conecta a parte de trás do nariz ao ouvido médio e serve para proteger, ventilar e drenar o ouvido médio quando necessário, para manter a pressão do ar igual em nos dois lados do tímpano. Normalmente ele fica fechado, mas ele se abre quando mastigamos, engolimos ou bocejamos.

A Disfunção da Trompa de Eustáquio (DTE) ocorre quando algo impede a Trompa de Eustáquio de abrir e fechar. Os sintomas de DTE podem ser:

  • A sensação de ouvido cheio
  • Audição abafada
  • Desconforto criado pela diferença na pressão do ar entre o canal auditivo e o ouvido médio

Causas para ouvidos entupidos

Existem várias causas para a disfunção da trompa de Eustáquio:

  • Cera de ouvido
  • Sintoma de um resfriado
  • Alergias ou sinusite
  • Infecções de ouvido
  • Adenóides grandes
  • Mudanças de altitude, como subir montanhas ou andar de avião
  • Síndrome de Articulação Mandibular Temporal (ATM)

Medicamentos para orelhas entupidas

Métodos para abrir a trompa de Eustáquio, aliviando assim os sintomas das orelhas entupidas, incluem:

  • Bocejar
  • Mascar chiclete
  • A manobra de Toynbee (engolir enquanto tapa o nariz)
  • A manobra de Valsalva (assoar suavemente o nariz tampando o nariz e com a boca fechada)

O objetivo é permitir que a pressão do ar em ambos os lados do tímpano seja igual. Se você ouvir um barulho de estalo ou sentir uma sensação de estalo, você teve sucesso em fazer com que os tubos de Eustáquio abrissem.

Se a DTE persistir por alguns dias ou for acompanhada por outros sintomas, como mudanças repentinas na audição, zumbido, tontura, vertigem, dor ou febre, você deve consultar um médico o mais rápido possível para avaliação e tratamento.

Como limpar seus ouvidos corretamente

Por Starkey Hearing em 27 de janeiro de 2021

.

Cerúmen, conhecido geralmente como cera de ouvido, é a chave para um ouvido saudável. Ela coleta sujeira, resíduos e bactérias, evitando que corpos estranhos indesejados entrem no ouvido. Ela possui propriedades de lubrificação para evitar que as orelhas fiquem secas e coçando. E também atua como um antifúngico e antibacteriano, ajudando a combater infecções dentro e ao redor de nossas orelhas.

A cera de ouvido também pode ser algo desagradável mas necessária para manter seus ouvidos limpos. Dito isso, existem maneiras certas e erradas de limpar seus ouvidos, então vamos nos aprofundar.

Seus ouvidos se limpam sozinhos … na maior parte das vezes

Normalmente, a cera sai dos ouvidos naturalmente por meio dos movimentos naturais da mandíbula, como falar e mastigar. Portanto, a maioria das pessoas raramente precisa limpar os ouvidos além de sua rotina normal. Após o banho, simplesmente limpe o excesso de água e qualquer cera possível do ouvido externo com uma toalha. Esse é o jeito certo.

NÃO use hastes flexíveis para limpar seus ouvidos

A maneira errada de se limpar o interior das orelhas é usando a hastes flexíveis. Os cotonetes podem empurrar a cera para dentro do ouvido, causando compactação e evitando que o tímpano vibre da forma correta. Pessoas que usam hastes flexíveis para limpar seus ouvidos frequentemente tornam a cera pior, não melhor. A compactação pode levar a problemas maiores. Algumas marcas até instruem em suas embalagens a não inseri-los no canal auditivo.

O acúmulo de cera de ouvido acontece

Como o formato das orelhas de todas as pessoas é único, os métodos normais de limpeza nem sempre são eficazes e a cera pode acumular em algumas pessoas. Como você pode descobrir se a cera do ouvido está acumulada?

Os sintomas de excesso de cera de ouvido incluem:

  • Dificuldade para ouvir
  • zumbido nos ouvidos ou sensação de entupimento
  • Dor no ouvido
  • Odor vindo do ouvido
  • Tontura

Pessoas que usam aparelhos auditivos podem ser mais suscetíveis ao acúmulo de cera, pois ter um dispositivo no ouvido pode impedir que a cera seja descartada por conta própria. Além disso, o acúmulo de cera de ouvido é mais comum entre os idosos porque a consistência da cera muda com a idade.

O que fazer com o excesso de cera de ouvido

Se você acha que tem excesso de cera de ouvido, a coisa mais segura a fazer é visitar seu médico ou fonoaudiólogo. Eles podem examinar seus ouvidos para determinar se a cera deve ser removida. Se a remoção for necessária, eles podem usar água, sucção ou uma cureta para retirar a cera. Eles provavelmente irão recomendar que você volte regularmente como uma medida preventiva contra o acúmulo de cera de ouvido.

Métodos seguros de remoção de cera de ouvido em casa

Se você decidir remover a cera de seu ouvido, existem vários métodos seguros que podem ser usados. Farmácias e certas lojas vendem kits de remoção de cera e medicamentos de venda livre que amolecem a cera. Você pode pedir uma recomendação ao seu profissional da audição. Óleo mineral, óleo de bebê e peróxido de hidrogênio também fazem um bom trabalho de amaciar a cera de ouvido, mas você precisa ter cuidado com a quantidade aplicada.

Um profissional da audição sempre pode ajudar.

A melhor recomendação para qualquer pessoa preocupada com cera de ouvido é consultar um profissional da audição. É importante observar que pessoas com diabetes, com tendência a infecções de ouvido, que podem ter uma perfuração no tímpano, que têm tubos ou que têm o sistema imunológico comprometido devem ter cuidado adicional e consultar um profissional antes de tentar qualquer tratamento em casa.

Deixamos claro que as informações pessoais coletadas por meio deste cadastro poderão ser utilizadas pela Starkey do Brasil para entrarmos em contato com você sobre nossos produtos.

Ao clicar no botão Fale Conosco você concorda em enviar suas informações para a Página da Starkey Brasil, que concorda em usá-las de acordo com sua respectiva política de privacidade. Visualizar Política de Privacidade

Veja também:

 

* Referência
Gostou deste artigo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Lembre-se de nos deixar um comentário abaixo. Ficaremos contentes em atendê-lo!

Talvez você se interesse por...

Escreva um comentário

× Como posso te ajudar?