Sintomas de TDA/H

by Maximus Centro Auditivo
0 comment

TDA/H (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)

O transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um problema que ao depender da gravidade pode acarretar muitos problemas no dia a dia, tanto da criança como principalmente do adulto em questão.

Sabe-se que um dos principais fatores de risco para pessoas que sofrem com TDA/H é possuir pais ou parentes próximos que também possuam essa patologia. Acomete mais às crianças do que aos adultos, principalmente na fase escolar, que é quando os sintomas podem ser ainda mais observados.

Esse problema é caracterizado como um transtorno neurobiológico, que além de toda a sintomatologia causada, também produz alterações cerebrais, principalmente na capacidade de comunicação interneuronais, dificultando assim os impulsos elétricos, onde o lobo frontal (a parte da frente do cérebro) é o mais afetado, justamente por ser a região especifica do aprendizado e da capacidade de prestar atenção nas informações que estão sendo passadas.

Sintomas de TDA/H

Dentre os sintomas gerais podem-se incluir:

  • Falta de atenção: a falta de atenção em quem sofre de TDA/H é muito grande, principalmente em relação ao aprendizado escolar, podem facilmente de “desligarem” em alguma conversa ou outra atividade. Muitas das vezes podem não ouvir quando estão sendo chamados por causa dessa incapacidade de permanecerem atentos.
  • Esquecimento rápido: são os típicos de pessoas que possuem memória curta, como esquecer objetos importantes, ou ainda perder rapidamente o foco do que estavam falando com alguém. Não conseguir repassar recados de maneira perfeita, ainda podem esquecer de começar ou terminar determinada atividade.
  • Falta de concentração: precisam de um esforço muito grande para se manterem concentrados por muito tempo em alguma coisa, rapidamente podem desviar do foco, e devido isso conseguem fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, entretanto acabam não completando algumas das tarefas.
  • Desorganização: possuem uma desorganização inerente ao problema, podendo ser em relação aos seus materiais importantes, ou ainda com sua fala. Não conseguem ter planejamento do que vão fazer, podem apresentar dificuldades ao dar palestras ou contar alguma história mesmo que seja fictícia.
  • Problemas com a comunicação: o pensamento de quem sofre com TDA/H nem sempre acompanha sua fala, por isso pode se tornar muito difícil compreender algumas coisas ditas por alguém que sofre desse mal, visto que alguns conectivos podem não ser devidamente usado em uma conversa/explicação, deixando a informação no modo subentendido.
  • Inquietação: o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade causa no indivíduo uma inquietação muito grande, pois além de todos esses sintomas, existe também a falta de capacidade de ficar parado. Normalmente quando sentados, mexem excessivamente as pernas, pés e/ou mãos de forma automática.
  • Temperamento explosivo: podem sofre com o mal humor repentino e ter episódios onde o temperamento mais explosivo possa predominar, de maneira mais intensa. Nos casos mais graves de TDA/H, por causa, não apenas da parte hiperativa como também da impulsividade.
  • Inconstantes em seus objetivos: podem mudar seus planos e foco principal de uma hora para outra sem muitas explicações devido uma certa inconstância de seus projetos, fazendo com que comecem muitas coisas e atividades que não serão finalizadas, devido a isso (entre outros sintomas) podem ser classificados como imaturos e egoístas.
  • Baixa aceitação com a frustração: possuem uma capacidade pequena de lidar com frustações, dando uma maior seriedade a detalhes que na realidade não são tão relevantes assim, favorecendo ainda mais o comportamento explosivo.
  • Podem desenvolver possíveis vícios: outro detalhe muito importante em relação a quem sofre de TDA/H nos níveis avançados é a tendência de criar vícios, podendo ser em substancias químicas, atividades, padrões de comportamento, entre outros tipos de vícios.

Tratamentos para TDA/H

O tratamento para o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade deve ser multidisciplinar, é importante deixar claro que o TDA/H não é considerado como uma doença, sendo assim não se descobrem curas e sim uma possível reabilitação para esse tipo de transtorno.

Além da terapia comportamental e da possível administração de medicamentos caracterizados como estimulantes para reduzir os efeitos dos problemas, deve-se utilizar também para melhores resultados o: Sistema de Estimulação Neuroauditiva (SENA).

Você pode encontrar esse tipo de tratamento, que promove uma capacidade de melhora do TDA/H muito grande,  no Maximus Centro Auditivo, com essa reprogramação da sua capacidade auditiva, a capacidade de aprendizado e principalmente de concentração são muito melhoradas e intensificadas.

You may also like

Leave a Comment