Transtornos de Comportamento

by Maximus Centro Auditivo
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É muito comum conhecermos uma ou mais crianças com transtornos de comportamento. Eles se expressam por características como irritabilidade, inquietação, impulsividade, dificuldade de atenção e de aprendizagem, entre outras tantas.

Quando esses e demais sintomas semelhantes aparecem em conjunto, normalmente servem como base para o diagnóstico de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. O que está se tornando cada vez mais frequente nos dias de hoje.

Todavia, ainda que a criança não seja diagnosticada com o transtorno, as dificuldades descritas anteriormente podem aparecer de forma isolada. Junto delas, vêm uma série de consequências negativas.

Felizmente, algumas terapias podem ser de grande auxílio para que a criança possa se desenvolver normalmente e superar as dificuldades. Por isso, informação e o suporte de profissionais habilitados são de grande valia.

Na publicação de hoje, você terá dicas de o que são e como podemos lidar com os transtornos de comportamento. Veja só.

O que são transtornos de comportamento?

A definição dos transtornos de comportamento ainda é muito ambígua. Existem diferentes classificações e limitações, de acordo com as peculiaridades de cada paciente.

O que é de comum acordo entre a maioria dos estudiosos, contudo, é o fato de que as crianças com esse tipo de problema tendem a apresentar desvios na conduta social, além de agressividade e hiperatividade.

Até mesmo o Ministério da Educação e Cultura (Brasil, 1994), corrobora com essa percepção sobre os transtornos de comportamento, definindo-os como:

“Manifestações de comportamentos típicos de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado.”

Para o diagnóstico definitivo, entretanto, é importante a avaliação de diversos profissionais. Também é imprescindível o registro do padrão de atitudes características de transtorno de forma persistente, por pelo menos 6 meses ou mais.

Como os transtornos de comportamento afetam a aprendizagem

Muitas crianças acabam caindo em um círculo vicioso por conta de sua postura difícil. Elas tendem a não compreender as razões pelas quais as pessoas que mais admiram, seus pais e professores, impõem restrições que a desagradam tanto.

Por conta disso, podem se tornar cada vez mais cruéis e ver os adultos como adversários. Se nenhuma atitude é tomada, acabam recebendo o rótulo de “crianças-problema” e os transtornos de comportamento se agravam.

Os impactos disso na aprendizagem são evidentes. Assim como a angústia da criança ou jovem diante de seus insucessos.

Faz-se primordial criar um ambiente saudável e motivador para que tais problemas sejam superados. E isso só acontece se a família tiver o apoio de profissionais e mantiver um diálogo aberto com eles, com a escola e com a própria criança.

Cuidados com a alimentação

A alimentação também pode ser fator de risco para o desenvolvimento e transtornos de comportamento. Como bem sabemos, a ingestão de algumas substâncias tem efeitos nocivos para o corpo e para a mente.

Em recente matéria publicada pelo Estadão, é levantada a questão. O açúcar, os aditivos químicos, o glúten e o leite de vaca são mencionados como grandes vilões no cardápio dos pequenos.

O assunto, sem sombra de dúvidas, é bastante polêmico. De qualquer forma, procurar diminuir o acesso de crianças que têm comportamentos relacionados ao TDAH a certo alimentos pode ser estratégico.

Evite sempre os ultra processados como refrigerantes, salgadinhos, balas, macarrão instantâneo e bolachas recheadas. Em contrapartida, ofereça uma gama variada de alimentos naturais como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. O equilíbrio na alimentação é um excelente aliado que reflete nas atitudes dos nossos filhos.

Tratamento com a terapia SENA

Diante do diagnóstico de transtorno de comportamento, uma boa saída é contar com os benefícios da terapia SENA, sigla para o Sistema de Estimulação NeuroAuditiva. Ela não é invasiva e é recomendada para pacientes de todas as idades.

Sua eficiência se dá não apenas na questão do comportamento em si, mas também em outras dificuldades que possam surgir concomitantemente, tais como:

  • Dificuldades em ouvir e compreender o que as pessoas dizem
  • Transtorno de aprendizagem
  • Baixo rendimento escolar
  • Dificuldade de comportamento
  • TDA/H (Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem a Hiperatividade)
  • Trocas na fala
  • Alterações no desenvolvimento da linguagem
  • Dislexia
  • Usuários de aparelho auditivo ou implante coclear

 

Agende uma avaliação com a equipe do Maximus Centro Auditivo e tire suas dúvidas. Teremos prazer em lhe atender!

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