Avião e dor no ouvido
Avião e dor no ouvido são duas palavras que andam juntas, pegar um avião pode trazer uma coisa em comum para muitas pessoas: desconforto no ouvido. Devido à pressão, os ouvidos podem ficar tampados, chega até a doer por algum tempo ou durante todo o trajeto.
Embora a maioria desse desconforto causado dentro do avião seja momentâneo a dor no ouvido e a pressão da orelha, em alguns casos, podem levar à perda auditiva. Assim, a viagem aérea pode acarretar problemas se você não estiver preparado. Mas existem maneiras de se precaver, tomando cuidados antes, durante e depois do voo.
O que realmente acontece com nossa audição quando voamos?
Tudo se resume à pressão do ar. Normalmente, a pressão do ar dentro da orelha interna e a pressão do ar externa são essencialmente iguais, ou não são diferentes o suficiente para causar qualquer problema. O desconforto só acontece quando a mudança de altitude é tão rápida, como é a via aérea, que a pressão dentro da orelha interna e a pressão do ar externa não têm tempo para se igualar.
O que fazer?
Você precisa igualar a pressão introduzindo o máximo de ar possível através da trompa, e existem várias maneiras de fazer isso: engolindo saliva, evitar dormir durante a subida ou descida, beber muitos líquidos, bocejar, mascar chiclete, entre outros. Usar tampões de ouvido ou spray nasal 1 hora antes do pouso e conforme necessário também pode diminuir o desconforto.
Além disso, existe uma técnica chamada Manobra de Valsalva. Ela funciona assim: Com um bocado de ar, feche a boca e aperte o nariz. Force o ar para fora até ouvir os seus ouvidos. Se estiver com um resfriado ou alergias, a manobra de Valsalva não é recomendada, pois pode causar uma infecção grave. Em vez disso, tente um outro método, chamado Toynbee: feche sua boca e nariz e engula várias vezes até a pressão se igualar. Agora você já sabe como tornar sua viagem mais confortável!