Dirigir, requer atenção auditiva?

by Maximus Centro Auditivo
0 comment
Atenção auditiva

É verdade que dirigir requer muita atenção auditiva. Poder ouvir o barulho das buzinas, sirenes, carros se aproximando e apitos dos seguranças de trânsito deixa o motorista mais atento e seguro. Apesar da atenção auditiva ter um papel importante, é a visão que determina quem pode ou não conduzir um veículo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil há pelo menos 10 mil motoristas com deficiência auditiva e que muitos não tentam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por desinformação, medo de não conseguir e, ainda, falta de incentivo familiar.

Quem tem deficiência auditiva pode obter normalmente a carteira de habilitação, pois o principal sentido exigido para o ato de dirigir é a visão. Porém, é necessário que o motorista que não ouve muito bem ou quase nada, utilize um adesivo no veículo com o símbolo internacional de surdez. Essa é uma exigência pouco conhecida mas que pode fazer toda a diferença. O símbolo serve de alerta aos demais motoristas de que o condutor é portador de deficiência auditiva, o que gera maior segurança e respeito à condição especial do condutor no trânsito.

A verdade é que dirigir requer sim muita atenção auditiva do condutor. Perceber barulhos no veículo, ouvir sirenes, ouvir buzinas, apitos dos guardinhas, enfim, uma série de sons que, se não forem ouvidos, podem colocar em risco não só a nossa vida, mas a vida de outras pessoas também.

Através do site www.feneis.org.br  a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) orienta sobre como obter o adesivo.

You may also like

Leave a Comment