No artigo de hoje abordaremos mais um assunto relacionado a dificuldade de aprendizagem, e seus possíveis tratamentos. Muitos alunos em classes infantis possuem problemas com as notas e dificuldades de avanço, entenda aqui o porquê.
Dislexia
A dislexia é um distúrbio que afeta a muitas crianças, geralmente descoberto na fase escolar, visto que é possível notar um atraso e pouco avanço no aprendizado. Faz parte da extensa lista de transtornos que podem causa a dificuldade de aprendizagem, mas, felizmente, pode ser tratado.
A principal característica desse problema é uma enorme dificuldade na leitura e na escrita, principalmente na alfabetização, e dificuldades de interpretação de textos, além de muitas outras coisas que podem afetar o desenvolvimento dessa criança quanto adulto e principalmente em toda fase acadêmica.
Fatores de risco
Todas os transtornos, patologias ou distúrbios que possam afetar clinicamente a vida de um indivíduo possui uma gama de situações que podem ser consideradas como fatores de risco.
Esses fatores são todas as possíveis causas para o desenvolvimento da doença, ou seja, todas as coisas que acontecem e podem acontecer que possibilitem gerar o problema futuramente. A dislexia também possui uma lista de fatores que podem culminar no aparecimento do distúrbio.
A maioria são fatores que afetam a vida ainda intrauterina, no momento da gestação por acidentes ou falta de cuidados que a mãe tenha com seu corpo, alimentação e hábitos de vida principalmente. Conheça aqui quais são essas principais causas.
- Histórico Genético (antecessores que possuam dislexia)
- Problemas com oxigênio na gestação
- Mãe com vícios em substâncias tóxicas
- Exposição da gestante a radiação ou outros poluentes com propriedades tóxicas.
- Anôxia neonatal
- Nascimento prematuro
- Internação UTI neonatal por longo períodos
- Entre outros.
Principais tipos de dislexia:
- Adquirida: a dislexia adquirida é aquela que o indivíduo adquire já na fase adulta ou de juventude, não sendo uma questão de gestação ou nascimento. Normalmente acontece, após situações como AVC (acidente vascular cerebral). Ou outros problemas que afetem diretamente a região da cabeça.
- De desenvolvimento: já a dislexia relacionada ao desenvolvimento, ocorre na época da gestação, principalmente por uma formação do tubo neural, relacionado ao sistema nervoso central e formação do encéfalo, de forma tardia. Podendo acontecer devido aos fatores de risco, entre outros problemas na gestação.
- Visual: a dislexia visual, acomete a dificuldade em leitura e escrita principalmente.
- Auditiva: a auditiva diz respeito ao reconhecimento dos fonemas, o que garante a compreensão do que está sendo passado a essa criança por meio da fala, quando há a dislexia auditiva, pode causar essa incapacidade de compreender o que está sendo falado.
- Mista: a dislexia mista é aquela onde o indivíduo possui dificuldades na parte visual (leitura e escrita) como também auditiva (compreensão da fala).
Além desses tipos, existem também os níveis de dislexia podendo ser: leve, moderado ou grave, afetando a vida da pessoa de acordo com a intensidade do problema em si.
Sintomas da dislexia
A dislexia também traz outra série de sintomas que podem ser identificados além de apenas uma dificuldade no aprendizado de disciplinas escolares. Conheça quais são os que mais ocorrem entre pessoas com esse tipo de distúrbio.
- Dificuldades na leitura e na escrita
- Inabilidade de coordenação motora
- Problemas com atividades espaciais e geométricas
- Esquecimento de objetos de uso recorrente
- Desatenção
- Dificuldade em cópias
- Dificuldade de interpretação
- Atraso na fala e linguagem
- Dificuldade em aprender canções
OBS: dentro da escola é de suma importância que o professor esteja capacitado para ensinar a esse aluno de acordo com suas limitações e possíveis dificuldades.
Diagnósticos e tratamentos
O diagnóstico e tratamento deverá ser feito por uma equipe multidisciplinar de profissionais, tanto da área da saúde, como, principalmente, da de educação. Isso garante um diagnostico eficaz, o que promove um bom tratamento também.
Deve-se incluir entre os profissionais: psicopedagogos ou pedagogos, psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos. Além de ser muitas vezes necessário uma terapia medicamentosa para estimular o aprendizado e a concentração.
Além desse tratamento com um número de profissionais diferentes, existe um estilo que tem ganhado muito espaço entre as pessoas com dificuldade de aprendizagem que a terapia com SENA (Sistema de Estimulação NeuroAuditiva) fornecido pela equipe do Maximus Centro Auditivo.
Esse tratamento possui grandes resultados de estímulos, visual, auditivo e de fonação, trazendo ótimo resultado e desempenho para as pessoas diagnosticadas como disléxicos.