Os professores, graças à sua experiência e observação ativa, detectam sintomas relacionados a problema auditivo de aprendizagem, processos neurológicos e / ou desenvolvimento cognitivo de algum filho. Nessas ocasiões, os professores não podem se encarregar desses problemas e tomar a decisão certa de encaminhar o aluno para o especialista mais apropriado. É por isso que os gabinetes psicopedagógicos formados por profissionais de diferentes áreas assumem crescente importância no ambiente escolar.
“A observação ativa dos professores é essencial para detectar problemas relacionados ao aprendizado,
processos neurológicos e com o desenvolvimento cognitivo da criança ”
Dificuldade de concentração, hiperatividade ou verdadeiros bloqueios na hora de aprender. Para muitos pais e professores, problemas como esses podem ser solucionados apenas com empenho e disciplina por parte da criança. Contudo, nem sempre todos esses fatores são gerados apenas por preguiça, vontade de fazer bagunça ou falta de interesse nas aulas.
Esses gabinetes psicopedagógicos, que conhecem e trabalham principalmente com o Método SENA ©, juntamente com as escolas, consideram altamente importante realizar “rastreio audiológico” para seus alunos para detectar possíveis problemas em uma idade precoce, colocando em perigo e garantindo o máximo rendimento escolar. Esses centros sabem que não é suficiente ouvir, é necessário ter uma boa audiência para o sucesso educacional, aprender depois de um trabalho de atenção, compreensão e memória.
É necessário que nossos ouvidos funcionem corretamente em um estágio tão importante quanto a aquisição de linguagem e fala e, posteriormente, leitura e escrita.
Os conceitos básicos de aprendizagem acontecem através do que ouvimos e o que lemos. Além disso, devemos posteriormente poder expressá-lo adequadamente. Nossa audição cresce e amadurece com o passar do tempo, mas é necessário que ao longo desse processo possamos perceber o som com a maior qualidade possível para localizar a fonte sonora e poder atender, para entender e lembrar, um processo chave para aprender .
Não só ouvir pode ser o elemento afetado na alfabetização, atenção e outras dificuldades, mas temos à nossa disposição a ferramenta necessária para detectar se a audição é afetada e melhorá-la.