É importante consultar um especialista em audição, como um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Embora a perda auditiva, normalmente, não possa ser revertida, a maioria pode ser controlada com a ajuda de um profissional e aparelhos auditivos.
Assim como cada pessoa é única, cada perda auditiva e necessidade auditiva também são únicas. Para garantir que você obtenha uma solução personalizada, adequada para suas necessidades específicas e estilo de vida, é sempre recomendado que você consulte um médico.
Hoje, mais do que nunca, a melhor solução para a perda auditiva é o aparelho auditivo. Como todos os dispositivos de alta tecnologia, os aparelhos auditivos têm melhorado significativamente ao longo dos últimos anos em termos de desempenho e aparência.
Desde soluções “invisíveis” que se encaixam dentro do seu ouvido e são indetectáveis quando usadas, até opções sem fio que transmitem áudio diretamente de sua TV, rádio e telefone, os aparelhos se encaixam mais confortavelmente e funcionam de forma mais confiável do que nunca.
Deficiência auditiva pode ser tratada, mas a audição não pode ser restaurada. Na maioria dos casos, perda auditiva é tratada com o uso de aparelho auditivo. Algumas perdas auditivas são tratadas com diferentes tipos de implantes, e cirurgias podem curar alguns tipos de perda auditiva condutiva.
Sensorioneural pode ser tratada, normalmente, com o uso de aparelho auditivo. Já a perda condutiva pode, com frequência, ser tratada com procedimento cirúrgico, ou através de remoção do entupimento auditivo. Em alguns casos, se faz necessário o uso de aparelho auditivo ou implantes. A perda súbita pode ser tratada imediatamente e o tratamento, com frequência, envolve o uso de esteroides. Se você tem experimentado perda auditiva súbita, você deve procurar seu médico logo que possível.